Pesquisar no site

Contato

RBT.COMPUTADORES
R. Leonardo Novicki - Cajuru Curitiba - PR, 82930-548

(41)3369.4210 (41)9950.0829

akazanet@hotmail.com

Placa-mãe Gigabyte GA-H55M-USB3

30/03/2010 19:12

Introdução

As placas-mãe baseadas nos novos chipsets H55, H57 e Q57 são desenvolvidas para os novos processadores Core i3 e Core i5 com vídeo integrado, e a Gigabyte até o momento lançou três modelos diferentes baseados no chipset Intel H55. Hoje nós daremos uma olhada na H55M-USB3, que traz como principal recurso a presença de portas USB 3.0.

Para mostrar a você as diferenças entre as três placas-mãe baseadas no chipset H55 da Gigabyte nós compilamos a tabela abaixo. Como você pode ver, a H55M-USB3 é o modelo mais completo.

 

H55M-S2H

H55M-UD2H

H55M-USB3

Padrão

Micro ATX

Micro ATX

Micro ATX

Memória

2 soquetes

4 soquetes

4 soquetes

Slots PCI Express x16

Dois

Dois

Dois

Slots PCI Express x1

Nenhum

Nenhum

Nenhum

Slots PCI

Dois

Dois

Dois

SATA

6 portas

5 portas, 1 eSATA

7 portas, 1 eSATA

USB 3.0

Não

Não

Sim, 2 portas

Codec de Áudio

ALC888B

ALC889

ALC889

Saídas de Vídeo

VGA, DVI-D, HDMI

VGA, DVI-D, HDMI, DisplayPort

VGA, DVI-D, HDMI, DisplayPort

É importante entender que com os processadores soquete 1156 o vídeo integrado é produzido pelo processador e não pelo chipset da placa-mãe, como acontecia até então. Existem processadores com vídeo integrado e sem esta função. A placa tem apenas a interface e os conectores necessários para transmitir o sinal de vídeo gerado pelo processador. Você pode instalar processadores com ou sem vídeo integrado, mas no caso dos processadores sem vídeo integrado você não terá vídeo on-board, ou seja, terá de instalar uma placa de vídeo avulsa. Claro que com um processador com vídeo integrado você ainda terá a opção de desabilitar o vídeo integrado e instalar uma placa de vídeo avulsa. Para mais informações leia nosso teste do processador Core i5-661.

Como você pode ver na tabela, a Gigabyte GA-H55M-USB3 é uma placa-mãe micro ATX. Ela tem apenas capacitores sólidos e trilhas com 56 gramas (2 onças) de cobre, que é o dobro da quantidade normalmente usada em placas-mãe. Os benefícios deste recurso incluem menor temperatura e menor interferência eletromagnética (uma lista completa dos benefícios pode ser vista aqui).

Gigabyte GA-H55M-USB3
clique para ampliar
Figura 1: Placa-mãe Gigabyte GA-H55M-USB3.

Slots

A Gigabyte GA-H55M-USB3 vem com dois slots PCI Express x16 2.0 e dois slots PCI. O segundo slot PCI Express x16 trabalha a x4 e pode ser usado para a instalação de placas de vídeo x1. Os slots PCI Express x16 suportam configuração CrossFire, mas não SLI. Como você pode ver, esta placa não tem slots PCI Express x1.

Gigabyte GA-H55M-USB3
clique para ampliar
Figura 2: Slots.

Suporte à Memória

Os processadores soquete 1156, assim como os processadores soquete 1366 da Intel e os processadores da AMD, têm um controlador de memória integrado. Todos os outros processadores da Intel utilizam um controlador de memória externo localizado no chip ponte norte (também conhecido como MCH, Memory Controller Hub ou Hub Controlador de Memória) do chipset. Isto significa que com esses processadores o chipset (ou seja, a placa-mãe) é o componente responsável por dizer quais as tecnologias e a quantidade máxima de memória que você pode instalar no micro.

Como a partir de agora o controlador de memória está dentro do processador, é o processador – e não mais o chipset – que define quais as tecnologias e a quantidade máxima de memória que você pode instalar no micro. A placa-mãe, no entanto, pode ter uma limitação da quantidade de memória que você pode instalar.

Até o momento o controlador de memória integrado dos processadores soquete 1156 suportam apenas memórias DDR3 até 1.333 MHz na arquitetura de dois canais. No manual diz que esta placa-mãe suporta memórias trabalhando até 1.666 MHz com overclock, mas na página do produto no site da Gigabyte diz que ela suporta memórias trabalhando a 2.200 MHz ou mais (“2200+”).

O primeiro e o terceiro soquetes são brancos, enquanto que o segundo e o quarto são azuis. Para obter o desempenho máximo você deve instalar dois ou quatro módulos de memória de modo a habilitar a configuração de dois canais. Quando apenas dois módulos são usados certifique-se de instalá-los nos soquetes brancos. Caso você os instale nos soquetes azuis o computador não ligará.

Gigabyte GA-H55M-USB3
clique para ampliar
Figura 3: Soquetes de memória. Instale dois ou quatro módulos para o desempenho máximo.

Periféricos On-Board

O chipset Intel H55 é uma solução com apenas um chip. As características básicas deste chipset incluem seis portas SATA-300 (sem suporte a RAID), 12 portas USB 2.0 suportando o recurso “Desabilitar Porta USB” (que permite a você desabilitar portas USB individuais), rede Gigabit Ethernet e seis pistas PCI Express x1. O H55 não suporta portas ATA paralelas (PATA).

A Gigabyte GA-H55M-USB3 oferece um total de sete portas SATA-300, cinco (conectores azuis) controladas pelo chipset e duas (conectores brancos) controladas por um chip “Gigabyte SATA 2”, que é na verdade um chip JMicron JMB363 remarcado. A sexta porta SATA-300 suportada pelo chipset foi convertida em uma porta eSATA-300 no painel traseiro da placa-mãe. As duas portas SATA controladas pelo chip JMicron suportam RAID (0, 1, 0+1 e JBOD).

Os conectores SATA estão posicionados entre os dois slots PCI Express x16 e a instalação de placas de vídeos longas não as bloquearão (nós testamos).

Gigabyte GA-H55M-USB3
clique para ampliar
Figura 4: Portas SATA.

Embora o chipset Intel H55 não suporte uma porta ATA paralela, a Gigabyte GA-H55M-USB3 tem uma, controlada pelo chip JMicron JMB363 (“Gigabyte SATA 2”). Esta placa-mãe vem ainda com uma controladora para a unidade de disquete, recurso não presente em várias placas-mãe baseadas no chipset H55.

Das 12 portas USB 2.0 suportadas pelo chipset, esta placa-mãe tem 10, quatro soldadas no painel traseiro e seis disponíveis através de três conectores na placa-mãe (o manual diz que esta placa tem 12 portas USB 2.0, mas esta informação não está correta).

O principal recurso desta placa-mãe é, sem dúvida, suas duas portas USB 3.0, que são controladas por um chip NEC μPD720200 e que estão disponíveis no painel traseiro da placa-mãe (conectores azuis).

A GA-H55M-USB3 tem ainda duas portas FireWire (IEEE1394), uma no painel traseiro e outra disponível através de um conector na placa-mãe, ambas controladas por um chip Texas Instruments TSB43AB22A.

Assim como várias outras placas-mãe baseadas no chipset H55, este modelo da Gigabyte vem com uma porta serial, mas não com vem com uma porta paralela. Para usar esta porta você precisa de um adaptador, que não vem com o produto.

O áudio é gerado pelo chipset com a ajuda de um codec Realtek ALC889, que é um componente de nível profissional, permitindo a você trabalhar profissionalmente com captura e edição de áudio (converter discos de vinil e fitas VHS para o formato digital, por exemplo) sem a necessidade de uma placa de som avulsa. Este codec oferece áudio 7.1 com resolução de 24 bits, taxa de amostragem de 192 KHz para as entradas e saídas, relação sinal/ruído de 104 dB para as entradas analógicas e relação sinal/ruído de 108 dB para as saídas.

Esta placa-mãe da Gigabyte vem com um conector SPDIF óptico on-board, o que faz desta placa uma ótima escolha caso você queira montar um micro do tipo HTPC (home theater PC).

As saídas de áudio analógicas utilizam conectores completamente independentes, portanto você pode conectar um sistema de caixas surround analógicas com até 7.1 sem a necessidade de “matar” os conectores line in e/ou mic in.

A Gigabyte GA-H55M-USB3 tem uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Realtek RTL8111D, conectado à placa através de uma pista PCI Express x1 e, portanto, apresentando o desempenho máximo possível.

Na Figura 5 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe: quatro portas USB 2.0 (conectores pretos ou amarelos), um conector PS/2 compartilhado para mouse e teclado, saída VGA, saída DVI-D, saída HDMI, saída DisplayPort, saída SPDIF óptica, porta FireWire, porta eSATA, porta Gigabit Ethernet, duas portas USB 3.0 (conectores azuis) e conectores de áudio analógicos independentes 7.1.

Gigabyte GA-H55M-USB3
clique para ampliar
Figura 5: Painel traseiro da placa-mãe.

Esta placa-mãe vem com quatro tipos de conexões de vídeo: VGA, DVI-D, HDMI e DisplayPort.

Regulador de Tensão

O circuito regulador de tensão da Gigabyte GA-H55M-USB3 tem quatro fases para a tensão principal do processador (Vcore), duas fases para o controlador de memória integrado no processador (barramento VTT) e uma fase para o controlador de vídeo integrado no processador. Esta configuração também é conhecida como “4+2+1”.

Todos os capacitores usados no circuito regulador de tensão e no resto da placa-mãe são sólidos, todas as bobinas são de ferrite, que são melhores do que bobinas de ferro, e os transistores oferecem um baixo RDS(on) – ou seja, menor perda de energia, fazendo com que o processador/placa-mãe consumam menos. Leia nosso tutorial Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Circuito Regulador de Tensão da Placa-Mãe para mais informações sobre este assunto.

Gigabyte GA-H55M-USB3
clique para ampliar
Figura 6: Circuito regulador de tensão.

Esta placa-mãe tem uma tecnologia chamada “Dynamic Energy Saver 2” que reduz a quantidade de fases do circuito regulador de tensão de acordo com a demanda para economizar energia. Esta placa tem quatro LEDs que mostram a quantidades de fases do processador que estão ativas no momento.

Veja na Figura 6 como esta placa-mãe usa um conector EPS12V para o processador.

Opções de Overclock

A Gigabyte GA-H55M-USB3 tem várias opções para overclock em seu setup. As principais são:

  • Ajuste do clock base do processador de 100 MHz a 600 MHz em intervalos de 1 MHz.
  • Ajuste do clock do controlador de vídeo integrado no processador de 0 a 2.000 MHz em intervalos de 1 MHz.
  • Ajuste do clock base do PCI Express de 90 MHz a 150 MHz em intervalos de 1 MHz.
  • Ajuste da tensão de alimentação do processador de 0,5000 V a 1,9000 V em intervalos de 0,00625 V.
  • Ajuste da tensão de alimentação VTT do processador de 1,050 V a 1,490 V em intervalos de 0,050 V.
  • Ajuste da tensão de alimentação do controlador de vídeo integrado de 0,200 V a 1,680 V em intervalos de 0,050 V.
  • Ajuste da tensão de alimentação do gerador de clock (PLL) de 1,600 V a 2,540 V em intervalos de 0,100 V.
  • Ajuste da tensão de alimentação da memória de 1,300 V a 2,600 V em intervalos de 0,100 V.
  • Ajuste da tensão de alimentação do chipset (PCH) de 0,950 W a 1,500 W em intervalos de 0,05 V.

Existem ainda muitas outras opções. Nós listamos apenas as mais importantes.

Abaixo você pode ver algumas telas do setup desta placa-mãe.

Gigabyte GA-H55M-USB3
clique para ampliar
Figura 7: Opções de overclock.

Gigabyte GA-H55M-USB3
clique para ampliar
Figura 8: Opções de overclock.

Resumo das Características

As principais características da placa-mãe Gigabyte GA-H55M-USB3 são:

  • Soquete: 1156.
  • Chipset: Intel H55 Express.
  • Super I/O: ITE IT8720F
  • Gerador de clock: Realtek RTM885N-914
  • ATA paralela: Uma porta controlada por um chip JMicron JMB363 (“Gigabyte SATA 2”).
  • ATA serial: Sete, cinco portas SATA-300 controladas pelo chipset e duas portas SATA-300 controladas pelo mesmo chip JMicron JMB363 (essas duas portas suportam RAID 0, 1, 0+1 e JBOD).
  • SATA externa: Uma porta eSATA-300 controlada pelo chipset.
  • USB: 10 portas USB 2.0 (quatro soldadas no painel traseiro da placa-mãe e seis disponíveis através de três conectores na placa-mãe) e duas portas USB 3.0 controladas por um chip NEC μPD720200.
  • Firewire (IEEE 1394): Duas portas, uma soldada no painel traseiro da placa-mãe e uma disponível através de um conector localizado na placa-mãe, controladas por um chip Texas Instruments TSB43AB22A.
  • Áudio n-board: Produzido pelo chipset em conjunto com um codec Realtek ALC889 (oito canais, resolução de 24 bits, taxa de amostragem de até 192 KHz para as entradas e saídas, relação sinal/ruído de 104 dB para as entradas e relação sinal/ruído de 108 dB para as saídas). Saída SPDIF óptica on-board.
  • Rede on-board: Uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip controlador Realtek RTL8111D, conectado ao sistema através de uma pista PCI Express x1.
  • Buzzer: Não.
  • Fonte de alimentação: EPS12V.
  • Slots: Dois slots PCI Express 2.0 x16 (um trabalhando a x16 e o segundo trabalhando a x4) e dois slots PCI.
  • Memória: Quatro soquetes DDR3-DIMM (máximo de 16 GB até DDR3-2200/PC3-17600).
  • Conectores das ventoinhas: Um conector de quatro pinos para o processador e um conector de quatro pinos para uma ventoinha auxiliar.
  • Quantidade de CDs/DVDs que vem com esta placa-mãe: Um.
  • Programas que vêm com esta placa-mãe: Drivers e utilitários.
  • Recursos extras: LEDs para indicar as fases que estão sendo usadas, controlador de fase ativo (“Dynamic Energy Saver 2”), trilhas com 56 g (2 onças) de cobre, porta serial.
  • Mais informações: https://www.gigabyte-usa.com
  • Preço médio nos EUA*: US$ 110,00.